Notícias

MulherFoto: Divulgação

Menopausa

01/02/2015

          Com a chegada da menopausa o nível do hormônio feminino estrogênio cai e a mulher começa a engordar da mesma forma que o homem. Isso quer dizer que, a partir desse momento, em vez de a gordura se acumular nas pernas e quadris, vai parar na barriga. O ganho de peso pode até não ser tão expressivo, o que realmente preocupa é onde os quilos extras se alojam, pois o acúmulo de gordura na região abdominal aumenta a chance de doenças cardiovasculares e principalmente do diabetes tipo 2.

          A terapia hormonal repõe o estrogênio no organismo, mas a mulher tem de tomar cuidado com a gordura abdominal. Por isso, é recomendável não só cuidar da alimentação, mas também praticar atividades físicas diariamente. O esporte é importante porque gera bem estar, melhora a reposição do cálcio nos ossos, evita futuras fraturas, auxilia o funcionamento cardiovascular e contribui para a prevenção de infarto e derrame.

          Mais cuidado, o exercício tem de se adaptar à pessoa, não o contrário. Por isso, a idade e o condicionamento físico da mulher têm de ser levados em conta. É preciso ver se ela é sedentária ou se já faz algum tipo de esporte, se essa atividade é leve ou pesada e com que frequência é realizada.

Atenção com a alimentação:

          Além dos exercícios físicos, uma alimentação balanceada é muito importante para manter o peso em uma faixa saudável. Toda mulher tem que ser tratada por uma equipe multidisciplinar, que vai do ginecologista ao nutricionista.

          Por isso, o mais indicado é evitar a ingestão de açúcar e optar por alimentos ricos em cálcio, que fortalece os ossos, e vitamina D, que aumenta a absorção do mineral.. Esses nutrientes são encontrados em alimentos como leite e derivados, hortaliças de folhas verdes escuras e peixes como sardinha e salmão.

VOLTAR


Visualizar PDF

 

FRILAB Medicina Laboratorial

Centro

Travessa São João, 8 - Centro - Nova Friburgo - RJ
Telefone: (22) 2523-2223

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta-feira de 07:00 às 17:00

Coleta 07:00 às 10:00.

** Sábado de 07:00 às 12:00 com coleta até às 10:00

Olaria

Praça 1º de Maio, 08 - Olaria - Nova Friburgo - RJ
Telefone: (22) 2523-7464

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta-feira de 07:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00.

Coleta 07:00 às 10:00

Facebook Instagram