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Efeitos que uma postura correta causam no dia a dia

21/02/2019

Dores nas costas, cansaço, falta confiança. Tudo isso pode ser causado por apresentar uma má postura. A postura correta não apenas melhora a sua saúde física, mas melhora também a saúde mental. Os motivos para o desconforto e problemas na coluna, são decorrentes da postura inadequada. Para manter a postura adequada, é necessário que se tenha cuidado em uma série de questões que vão desde as atividades rotineiras até a prática de exercícios físicos como: A maneira de carregar a mochila, como utiliza o smartphone, levantar objetos pesados, a forma de sentar na cadeira e até mesmo utilizando o computador.  
Com o corpo mais ereto é possível obter resultados imediatos, como parecer mais alto. Além disso, diversos estudos já comprovaram que a postura influencia positivamente na aparência, oferecendo mais segurança e confiança à pessoa. Pessoas com boa postura, passam uma imagem de poder e dominação, pois a sua confiança e segurança reflete diretamente no comportamento e atitudes. A postura correta é fundamental para eliminar a dor nas costas e no pescoço, uma vez que a circulação sanguínea passa a ser completa e os músculos perdem a tensão que causam os incômodos e também auxilia na abertura das vias aéreas, garantindo uma respiração adequada, fazendo o oxigênio circular livremente através do sistema cardiopulmonar. Você sabia que a cabeça pesa em média 5 kg e, se baixar a cabeça para ler, a coluna terá que suportar um peso como se a cabeça pesasse 13 kg? E isso pode provocar dor de cabeça, dor nas costas, nos ombros e até mesmo hérnia de disco.
Com o corpo produzindo maior oxigenação no cérebro ele aumenta a capacidade de pensamento, ideias e concentração. A memória também é positivamente afetada pela boa postura. Afetando também no humor, aumentando a energia e a capacidade de produzir pensamentos positivos.
Para manter a boa postura sentado é importante ter os músculos fortes e suficientemente elásticos e por isso também é recomendado fazer alongamentos diariamente, em casa ou no trabalho. Pode parecer difícil prestar atenção aos detalhes, mas com um pouco de esforço é possível mudar atitudes que, a longo prazo, farão toda a diferença.
No carro, observe se você está inclinado sobre o volante, com os ombros muito próximos das orelhas e se a sua coluna está afastada das costas do banco. Aproxime mais o banco caso sinta necessidade. No trabalho, evite se debruçar sobre a mesa — aqui entram as mesmas dicas mencionadas para o carro. Veja se suas nádegas estão encostando nas costas da cadeira, mantenha os ombros para trás, a coluna ereta e a cadeira a uma distância adequada da mesa. Em qualquer situação ao longo do dia, procure evitar aquela curva nas costas que pode causar dores e lesões.

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