Notícias

Hipocondria

O que é hipocondria?

31/05/2019

Hipocondria é o quadro em que se tem um medo excessivo de ter uma doença (geralmente séria) mesmo sem nenhum diagnóstico. O hipocondríaco procura médicos e faz exames constantemente, além de ter muito medo da morte. Essa preocupação abundante com doenças deixa o hipocondríaco ansioso mesmo sem nenhuma evidência médica que justique tal preocupação, ele acredita que qualquer simples sintoma pode se transformar em algo terrível. Por exemplo: uma simples dor de cabeça pode ser sintoma de um tumor cerebral.

Não se sabe exatamente porque algumas pessoas desenvolvem a hipocondria, a ansiedade por medo de alguma doença grave ou até mesmo da morte. Acredita-se que alguns fatores sejam responsáveis: tipo de personalidade, a experiência de vida, questões hereditárias, perda na infância e pais pouco afetivos. O último fator pode parecer estranho mas se trata de um influenciador no desenvolvimento dessa patologia, pois a pouca afetividade traz ao hipocondríaco uma necessidade de atenção, o que faz com que ele crie sintomas constantes para que as pessoas direcionem sua atenção à eles.

A hipocondria atinge igualmente homens e mulheres e normalmente aparece no início da vida adulta, apesar de poder se desenvolver em qualquer idade. Uma pessoa com essa patologia costuma apresentar os seguintes comportamentos:

- Ter um medo intenso ou ansiedade prolongados de ter uma doença grave;
- Preocupar-se que os menores sintomas e sensações físicas podem significar uma doença grave;
- Procurar médicos repetidamente ou fazer exames complexos com frequência, como ressonâncias magnéticas e ecocardiogramas;
- Trocar de médico constantemente, sempre buscando uma segunda opinião que indique uma condição grave;
- Falar diversas vezes sobre seus sintomas ou das doenças de que suspeita ter;
- Checar frequentemente o corpo em busca de problemas;
- Checar frequentemente os sinais vitais, como pulsação ou pressão arterial;
- Pensar ter uma doença só de ler ou ouvir sobre ela.


Essa compulsão excessiva por medo de doenças está diretamente ligada à ansiedade e a transtornos obsessivos compulsivos, então é importante procurar a ajuda de um profissional da psicologia para ajudar no tratamento. Porém é importante procurar um clínico geral antes para que ele tire todas as dúvidas da pessoa que sofre com essa patologia.

VOLTAR


Visualizar PDF

 

FRILAB Medicina Laboratorial

Centro

Travessa São João, 8 - Centro - Nova Friburgo - RJ
Telefone: (22) 2523-2223

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta-feira de 07:00 às 17:00

Coleta 07:00 às 10:00.

** Sábado de 07:00 às 12:00 com coleta até às 10:00

Olaria

Praça 1º de Maio, 08 - Olaria - Nova Friburgo - RJ
Telefone: (22) 2523-7464

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta-feira de 07:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00.

Coleta 07:00 às 10:00

Facebook Instagram