Notícias

Diabetes

Diabetes pode causar impotência sexual

14/06/2019

Quando se pensa em diabetes, a primeira coisa que vem à cabeça é o aumento da quantidade de açúcar no sangue, e justamente por causa desse aumento a diabetes é uma doença que traz tanta preocupação. Olhos, rins, nervos, coração e vasos sanguíneos são afetados pela grande quantidade de açúcar, trazendo o mal funcionamento de vários órgãos.

Um dos problemas trazidos pela diabetes para o homem é a impotência sexual (incapacidade de obter ou manter a ereção necessária para relação sexual), pois o diabético possui uma série de alterações vasculares e sensitivas que podem dificultar a chegada do sangue no pênis e a sensibilidade, dificultando assim a ereção e o contato íntimo. A diabetes sem controle causa danos às paredes dos vasos sanguíneos, que afetam a circulação e o fluxo de sangue para o órgão genital.

Principais causas:

- Alterações circulatórias que diminuem a chegada de sangue na região peniana;
- Descontrole da glicemia;
- Obstrução da artéria peniana, que diminui a concentração de sangue neste local devido a aterosclerose;
- Alterações na sensibilidade peniana, diminuindo o prazer sexual;
- Estresse e ansiedade (por conta das restrições na alimentação, necessidade de cuidados circulatórios e medo de ficar doente).


Assim, se um homem diabético possuir alguma destas alterações é provável que possa a vir desenvolver problemas de ereção e impotência sexual. É de extrema importância que o caso seja analisado cuidadosamente por um médico especializado, pois se trata de uma região frágil do corpo, onde a automedicação pode trazer ainda mais complicações, sendo prejudicial ao homem.


Essa impotência nem sempre pode ser curada ou revertida, dependendo da gravidade de como foram afetados os vasos sanguíneos. Em casos mais graves nem o tratamento pode ser suficiente para uma ereção satisfatória, mas só é possível descobrir se poderá ser revertida, ao iniciar o tratamento. Controlar a glicose e a pressão arterial, manter o peso ideal através de dietas equilibradas e manter o check up médico em dia são pontos importantes para manter uma vida saudável, o que ajuda no tratamento da impotência. Além disso, existem outros métodos como:


- Remédios vasodilatadores como Viagra;
- Alimentação saudável e equilibrada;
- Controlar os níveis de açúcar no sangue;
- Uso de medicamentos corretamente;
- Praticar exercício físico (converse com seu médico primeiro);
- Ter um acompanhamento médico.

É fundamental que o caso seja analisado cuidadosamente por um médico urologista, pois existe uma grande quantidade de informações na internet disponibilizada sem aprovação de órgãos responsáveis e sem base científica. O autodiagnóstico e o auto tratamento a partir de informações inseguras podem prolongar ou piorar o problema. Converse com o seu médico, faça exames, tenha orientação e acompanhamento!

VOLTAR


Visualizar PDF

 

FRILAB Medicina Laboratorial

Centro

Travessa São João, 8 - Centro - Nova Friburgo - RJ
Telefone: (22) 2523-2223

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta-feira de 07:00 às 17:00

Coleta 07:00 às 10:00.

** Sábado de 07:00 às 12:00 com coleta até às 10:00

Olaria

Praça 1º de Maio, 08 - Olaria - Nova Friburgo - RJ
Telefone: (22) 2523-7464

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta-feira de 07:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00.

Coleta 07:00 às 10:00

Facebook Instagram