Notícias

Sinusite

O que é sinusite?

12/07/2019

Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Ela é caracterizada principalmente pela dor forte e pulsátil na região entre os olhos e pela sensação de pressão na cabeça. A doença pode ser secundária a uma infecção, quadro alérgico ou qualquer fator que atrapalhe a correta drenagem de secreção dos seios da face.

A sinusite pode ser causada por agentes infecciosos (como bactérias, fungos e vírus) ou por fatores alérgicos (poeira, choque térmico e cheiros fortes). Exposição a determinados agentes químicos e alterações na anatomia nasal ou dos seios da face fazem parte do outro grupo de responsáveis pela sinusite. Ela pode ser aguda ou crônica, tendo sintomas bastante semelhante nos dois casos. A aguda dura até quatro semanas, enquanto a crônica dura três meses ou mais. Mas reincidência de crises agudas pode tornar a doença crônica. A diferença entre os dois tipos de sinusite, está no tempo de duração dos sintomas.

- Sinusite Aguda:
No caso da sinusite aguda, os sintomas se mantêm por no máximo 4 semanas. O tratamento na maioria das vezes nem é necessário, visto que a melhora se dá de forma espontânea. Em média a recuperação ocorre em cerca de 10 dias.

- Sinusite Crônica:
Os sintomas são os mesmos, porém variam muito de intensidade. Quando os sintomas da sinusite persistem por mais de 12 semanas consecutivas, ou seja, por mais de 3 meses, apesar do tratamento, ela é classificada como sinusite crônica.

Alguns sintomas da sinusite são:

- Pressão ou dor facial;
- Redução ou perda do olfato;
- Dor de ouvido;
- Dores no maxilar superior e dentes;
- Tosse, que pode ser pior durante a noite;
- Garganta inflamada;
- Mau hálito (halitose);
- Fadiga ou irritabilidade;
- Náusea.

O diagnóstico da sinusite é eminentemente clínico, pela conversa com o médico e através de exame, onde é possível realizar a maioria dos diagnósticos. Podem ocorrer vários episódios de sinusite aguda com duração menor que 12 semanas antes de desenvolver a crônica. Procure um médico se:

- Você tem quadros de sinusite aguda constantes que não respondem ao tratamento;
- Você tem sintomas de sinusite que duram mais de sete dias;
- Seus sintomas não melhorarem depois de consultar o seu médico.

A melhor forma de prevenir a sinusite aguda é manter a mucosa nasal hidratada, tratar a rinite alérgica, ter uma alimentação saudável, evitar o jejum, beber bastante água, lavar as mãos, fazer testes para alergias, evitar cheiros fortes, manter a higiene em dia, tomar as vacinas corretamente, não fumar, praticar exercícios físicos e agasalhar-se no frio.

VOLTAR


Visualizar PDF

 

FRILAB Medicina Laboratorial

Centro

Travessa São João, 8 - Centro - Nova Friburgo - RJ
Telefone: (22) 2523-2223

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta-feira de 07:00 às 17:00

Coleta 07:00 às 10:00.

** Sábado de 07:00 às 12:00 com coleta até às 10:00

Olaria

Praça 1º de Maio, 08 - Olaria - Nova Friburgo - RJ
Telefone: (22) 2523-7464

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta-feira de 07:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00.

Coleta 07:00 às 10:00

Facebook Instagram